Como conciliar estudos e descanso nas férias

Muitas vezes, o primeiro semestre do ano é tão cansativo que muitos estudantes quando entram de férias no meio do ano letivo só pensam em descansar e “dar as costas” aos livros. Todavia, é importante se manter atualizado nos estudos, para não perder o “pique” e, assim, entrar no segundo semestre com “todo o gás”. Esta orientação é imprescindível para todos os alunos que querem melhorar na escola, mas principalmente para os estudantes que estão em ano de vestibular. Sendo assim, confira algumas dicas do site Estudo Prático (http://www.estudopratico.com.br) para aproveitar as férias e ainda assim não deixar os assuntos acadêmicos de lado.

 

1. Organize-se

A melhor maneira de aproveitar cada dia das férias é organizá-las, pois com um planejamento elaborado não há desperdícios de tempo. Sendo assim, divida os dias de férias para conseguir fazer o máximo de coisas possíveis. Por exemplo: descansar, dar uma olhada nos assuntos do começo do ano, ler sobre novos conteúdos e se manter atualizado sobre o país e o mundo.

 

2. Recapitule os assuntos do primeiro semestre

Organizado o período de férias, é hora de colocar em prática todo o planejamento começando pelo estudo dos assuntos aplicados em sala de aula no primeiro semestre do ano. Isto é importante, pois os assuntos do terceiro e quarto bimestre dependem muito dos conteúdos estudados anteriormente. Assim, lembrar-se das matérias já trabalhadas pelos professores é uma forma de adiantar as próximas temáticas.

 

3. Tire um tempo para descansar

Vale salientar que uma mente cansada e cheia de conteúdos não consegue trabalhar bem e muito menos tem a capacidade de assimilar novos assuntos. Por esta razão, tire um tempo para descansar. Fique longe dos livros escolares e curta um momento de descanso. Não importa se neste período você vai viajar, jogar videogame ou sair com amigos, apenas aproveite para esvaziar a mente de preocupações.

 

4. Pratique a leitura

Sabe aquele ditado “só escreve bem, quem lê bem”? Pois então, é necessário colocar a leitura em dia nessas férias. Isso porque em vestibulares a redação tem um grande peso, independe do curso que você escolher, seja de humanas ou exatas. Além disso, quem pretende realizar provas que exigem a leitura de determinadas obras literárias, a dica é aproveitar este tempo para conhecer tais livros, bem como os autores e o período na literatura em que eles foram lançados.

 

5. Exercite-se

Outra dica importante é praticar exercícios, tendo em vista que esta é uma boa maneira de manter a mente relaxada e o corpo em equilíbrio. Além de desativar os níveis de estresse, os esportes podem ajudar a estimular o organismo. Esta dica pode ser colocada em prática em todo o período de férias, fazendo parte de seu planejamento mensal.