Ir. Deonisia Diadio é eleita Madre Provincial

Foi eleita nesta quarta-feira (06) a nova Superiora Provincial da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada - Província de São Miguel Arcanjo no Brasil. Irmã Deonisia Diadio, atual diretora do Colégio Nossa Senhora da Glória, de Apucarana-PR, substitui Irmã Rosália Parastchuk no cargo de Madre, função que exercia desde 2016. A cerimônia de posse acontece nesta quinta-feira (07).

O anúncio foi feito durante assembleia geral na Casa de Oração Josafata Hordachevska, em Ponta Grossa-PR, durante o XXI Capítulo Provincial. Além de Ir. Deonisia, também foram empossadas as Irmãs Dorilde Chiarentin, 1ª conselheira; Anisia Horodeski, 2ª conselheira; Marli de Melo Campanharo, 3ª conselheira; e Eliceia Harmatiuk, 4ª conselheira.

Formada em Ciências Contábeis, Pedagogia e Administração Escolar, Irmã Deonisia atuou como coordenadora Pastoral – Irmãs SMI no período de 2016 a 2020, além de exercer a função de coordenadora de Marketing da Imaculada Rede de Educação, que atualmente integra 13 escolas nos Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

A constituição da Província permite que a Madre permaneça no cargo por dois mandatos de 5 anos cada.

 

BREVE CURRÍCULO:

Deonisia Diadio nasceu em 14 de junho, em Mandirituba-PR. Filha de João Diadio e Maria Ivankio Diadio, cresceu praticante na fé, a exemplo de seus pais e sete irmãos.

Concluiu seus estudos em Curitiba e Prudentópolis e, logo em seguida, foi para o noviciado, onde encontrou sua vocação e passou a desempenhar sua missão a partir de 1985 na Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada.

Chegou a Apucarana em 1990 para atuar como professora da Educação Infantil. Nos anos que se seguiram, exerceu as funções de coordenadora pedagógica da Educação Infantil, tesoureira e secretária. Desde 2001 é diretora do Colégio Glorinha, onde implantou importantes inovações, como a construção do Centro Esportivo Madre Josafata, a criação do Ensino Médio, a implantação da Innovation Room (Sala da Inovação), entre outras.

Além de exercer forte influência na área de Educação em Apucarana, sempre atuou em pastorais junto à Paróquia Divino Espírito Santo, de Rito Ucraniano.

 

RECONHECIMENTO:

  • Em 2014, recebeu o Título de Cidadã Honorária da Câmara de Vereadores de Apucarana.
  • Em 2016, foi eleita Conselheira Provincial das Irmãs Servas de Maria Imaculada.
  • Em 2019, recebeu da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIA) o Prêmio Mérito Empresarial pelos 65 anos de serviços prestados pelo Colégio Glorinha, em Apucarana.
  • Em 2020, recebeu o Prêmio Mulher Destaque, concedido pela Câmara de Vereadores de Apucarana a mulheres que se destacam profissionalmente ou prestam relevantes trabalhos na área social.

 

NOVO CONSELHO PROVINCIAL:

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Imaculada Rede de Educação