V Congresso Nacional de Educação da ANEC

Gestoras das escolas que integram a Imaculada Rede de Educação estiveram recentemente em Cuiabá-MT, onde participaram do V Congresso Nacional de Educação da ANEC - Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. Com o tema "Inovação, Sustentabilidade e Humanismo Solidário", o encontro foi realizado entre os dias 25 e 27 de março, no Centro de Eventos Pantanal, reunindo cerca de 1.500 profissionais de ensino de todo o país.

Na ocasião, o diretor-presidente da ANEC, Ir. Paulo Fossatti, falou sobre o grande desafio que a Educação enfrenta nos dias de hoje. Segundo ele, no mundo em transformação acelerada - ritmo próprio da cultura tecnológica - a escola precisa acelerar, buscando ser um espaço de catarse, iluminação e inspiração para todos. “Este é um momento de grande aprendizado e compartilhamento de ideias”, enfatizou.

Ir. Fossatti também defendeu a importância da união. “Precisamos trabalhar unidos, em rede para dar conta da missão que os nossos fundadores deixaram. Uma Educação Católica que vai além da sala de aula, que forma o indivíduo para ser um agente transformador do bem, em todos os aspectos de uma sociedade multifacetada”, destacou.

SOBRE O CONGRESSO

Na Plenária da Congregação para a Educação Católica, realizada em fevereiro de 2017, o Papa Francisco enfatizou a necessidade de humanizar a educação, de modo que se coloque à serviço de um humanismo integral, mantenha a cultura do diálogo, o respeito às diferentes culturas e religiões, e semeie a esperança.

São valores como estes que norteiam a Educação Católica em todo o mundo. No Brasil, de forma particular, o esforço é no sentido manter acesa a chama do cristianismo, a crença na pessoa, imagem e semelhança do Pai, e no caminho que coloca todos em saída e construção do Reino.

A continuidade dessa missão é tarefa de todos aqueles que realizam a Educação Católica, aos quais se soma a ANEC. Neste sentido, o V Congresso Nacional de Educação Católica do Brasil buscou promover o debate e a reflexão sobre o papel do educador e suas finalidades e contribuições para a sociedade brasileira.